Rafael Cohen vence 2ª bateria do Marcas após grande duelo com Moroni
Depois de largarem em sétimo e oitavo lugares, respectivamente, Rafael Cohen (Ford Ka #3) e Luiz Clemente Moroni (Celta #6) travaram um grande duelo pela liderança, com Cohen levando a vantagem na briga por conta do maior rendimento na reta do seu Ka. Na metade da prova, Cohen passou por fora na curva 1 e aproveitou para fazer a dois por dentro e assumir a liderança. Na volta seguinte, Moroni ainda tentou devolver na freada, mas faltou fôlego para o Celta passar.
No começo da prova, Rafael Biancini (Celta #10) chegou a liderar, defendendo forte contra Moroni. Na freada da um, Moroni colocou para a passar e eles foram dividindo curvas até a quatro. Faltou espaço na freada e Biancini levou a pior, acabando em quinto, após perder terreno. O Gol #40 da dupla Márcio Nerhke/Cleber Vieira, assim como Guga Gama (Celta#47), fugiram das confusões e cruzaram em terceiro e quarto lugar.
O vencedor da “B” foi Ricardo Boessio, do Corsa #73, depois que Magno Adam (Celta #73) e Christian Matuzalen (Celta #52) se estranharam na pista e despencaram na classificação. O Corsa #311, da dupla Schuler/Salton voltou a dominar na “N”, ganhando com folga sobre Thiago Silva, do Celta #21.
Marcelo Giacomello vence a segunda prova da Fórmula 1.6
Largando de sexto, por conta do grid invertido em relação à primeira bateria, o piloto Marcelo Giacomello faturou a segunda prova dos monopostos, na tarde deste domingo. Ele se aproveitou das ausências de Fernando Stédile e Antonio Grasselli, que tiveram problemas mecânicos, para obter sua quarta vitória no campeonato, em três etapas.
Mas a vida não foi tão fácil para Giacomello. Ele teve de ultrapassar Rodrigo Gonzalez, Vinícius Schuler, Gabriel Kenji e Cali Crestani para chegar à liderança. Muitos carros tiveram problemas na segunda corrida e apenas sete cruzaram a linha de chegada, com Schuler conquistando a vitória na B, e ainda pressionando os três primeiros, como quarto da geral.
Fernando Jr. vence 1ª bateria de muitos acidentes no Marcas
A primeira bateria da categoria foi bastante acidentada. Jairo Bastos (Uno #78) e João Batista Rosa (Celta #51) bateram na saída da curva do radiador e precisaram ser hospitalizados, provocando bandeira vermelha. Felizmente, nenhum dos dois pilotos sofreu ferimentos graves, conforme informação do hospital de Guaporé. Ainda assim, eles estariam sendo submetidos a exames de raio-X.
A direção de prova autorizou uma relargada. Rafael Cohen (Ka #3) perdeu a liderança na primeira curva para Fernando Jr. (Celta #6) e, em seguida, ocorreu novo acidente na Curva 2. Quatro carros acabaram batendo, o Uno #77 de Leandro Scherer/Eduardo Fagundes; Celta #71, da dupla Petroll/Moller; o Celta #9, de Tavares/Rotta e o Corsa #45, de Wermuth Jr. Fagundes também foi encaminhado ao hospital para exames e a corrida encerrada em bandeira amarela, com vitória de Fernando Jr.
Na categoria B, Magno Adam (Celta #83) venceu, com Eduardo Gontijo (Celta #31) em segundo e Christian Matuzalen (Celta #52) em terceiro. A dupla Juliano Salton/Celso Schuler faturou a N, com Carlos Maciel (Corsa #4) e Marcos Silveira (Gol #17) completando os três primeiros.
Moacir Fighera domina na Copa Fusca
O veteraníssimo da Copa Fusca, Moacir Fighera (#8) não deu chance para a concorrência e faturou a primeira bateria da Copa Fusca, no início da tarde deste domingo. Everson Mello (#26) largou em terceiro e conseguiu se recuperar na tentativa de incomodar Fighera, mas acabou quase 4 segundos atrás na bandeirada. Norberto Corrêa (#79) foi o terceiro e Rogério Xavier foi o quarto, depois de largar do fundão do grid. O quinto foi Carlos Guizzo (#12). Na Classe B, o estreante Tiago Takagi (#54) foi o vencedor, com folga para Vanderlei Pires (#20).
Grasselli vence na base da experiência a 1ª bateria da Fórmula 1.6
Antônio Grasselli foi o grande vencedor da primeira bateria da Fórmula 1.6, no final da manhã deste domingo, em Guaporé. Pedro Castro largou na pole e comandou as ações até a entrada regulamentar do safety car. Enquanto isso, a briga do segundo ao quinto era muito acirrada. Fernando Stédile, Jonathan Mello, Grasselli e Marcelo Giacomello ficavam quase sem espaço no traçado.
Mello passou Stédile, mas na volta seguinte parou com problemas mecânicos. Em seguida, Grasselli aproveitou a briga e assumiu o segundo posto. Na relargada com o safety car, Grasselli foi para cima de Pedro Castro e passou. Pedrinho ficou com o carro desequilibrado e acabou sucumbindo ao bote de Stédile e Giacomello. No final da prova mais um safety car foi necessário para a retirada do monoposto de Carlos Lazzari e a quadriculada foi dada com bandeira amarela.
Meio-dia
O Top Qualifying do Marcas & Pilotos RS foi muito brigado, principalmente nas seis primeiras colocações. Dado curioso sobre o grid é que as quatro marcas atualmente representadas se posicionaram no top five. Rafael Cohen (Ford Ka #3) cravou a pole-position com 1min27s101, segundo ele ajudado por um pouco de vácuo na tomada. Em segundo vem Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno #44), com a dupla Luiz Clemente Moroni/Fernando Júnior (GM Celta #6) em terceiro, Rafael Biancini (Celta #10) em quarto e Luiz Sérgio Sena Vargas Jr. em quinto (VW Gol #197).
Outro destaque da qualificação foi Juliano Salton (GM Corsa #111) que levou o carro da dupla da N (formada com Celso Schuler) para o top ten, apesar de estarem na primeira temporada oficial. O mineiro Eduardo Gontijo (Celta #31) conseguiu a pole da “B” e o oitavo posto no grid geral.
Manhã
As equipes fazem os últimos ajustes e já amanhecemos com dois pole-positions, neste domingo em Guaporé. Fórmula 1.6 e Copa Fusca tiveram seus treinos classificatórios no final da tarde de sábado e tem o grid pronto para a tarde de velocidade. Pedro Castro foi o pole-position dos monopostos, com Marcelo Giacomello em segundo; enquanto Moacir Fighera e Daniel Oliveira cravaram os dois melhores tempos dos “cascudos”.
Durante a manhã, o Marcas & Pilotos fará seus treinos classificatórios em cada uma das categorias A, B e N; enquanto o Top Qualifying definirá os dez mais rápidos levando em conta os pilotos de todas as classes. No sábado, o carro mais rápido foi o GM Celta #98, da dupla Luiz Clemente Moroni/Fernando Jr. A briga promete ser forte com Rafael Cohen (Ford Ka #3), Luiz Sérgio Sena Jr. (VW Gol #197), Luiz Ribeiro (Fiat Uno #44), Rafael Biancini (Celta #10), Marcio Nehrke/Cleber Vieira (Gol #40), entre outros que mostraram suas armas num grid que contará com 31 carros.
Confira os grids: